As informações deste registro é histórico gerado em 15/05/2018 ás 10:46:52.
Este espaço está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Arquivo Público Municipal de Uberlândia

O Arquivo Público Municipal tem por finalidade analisar, administrar e manter o acervo de documentos pertencentes ao Município, oriundos dos Poderes Executivo e Legislativo Municipal e de outras instâncias públicas e privadas, cujo conteúdo seja de interesse histórico, promovendo a sua organização, proteção, catalogação, preservação, conservação e restauração. Foi criado no ano de 1986.

Endereço: Rua Ceará, 3105 , Bairro Custódio Pereira, 38400-755, Uberlândia, MG

CEP: 38400-755

Logradouro: Rua Ceará

Número: 3105

Complemento:

Bairro: Bairro Custódio Pereira

Município: Uberlândia

Estado: MG

Descrição

O Arquivo Público de Uberlândia foi criado no ano de 1986 e tem por finalidade analisar, administrar e manter o acervo de documentos pertencentes ao Município, oriundos dos Poderes Executivo e Legislativo Municipal e de outras instâncias públicas e privadas, cujo conteúdo seja de interesse histórico, promovendo a sua organização, proteção, catalogação, preservação, conservação e restauração.
Além desta documentação, mantém sob sua custódia importantes coleções constituídas por documentos iconográficos, cartográficos, manuscritos, jornais, fotografias e revistas sobre a cidade provenientes de instituições ou de particulares.
Também como resultado do projeto “Depoimentos”, o Arquivo Público dispõe aos pesquisadores entrevistas gravadas e transcritas, realizadas com pessoas de diversos segmentos da comunidade.
Todo este material constitui fonte inestimável de informações para o estudo da memória e história de Uberlândia.
Faz parte ainda do acervo uma Biblioteca de Apoio com publicações e trabalhos científicos resultantes de pesquisas realizadas na instituição.
O espaço possui um laboratório de conservação e restauração para tratamento dos documentos do acervo.


Publicado por

Secretaria Municipal de Cultura de Uberlândia

A Secretaria Municipal de Cultura, criada pela Lei nº 3955 de 09 de setembro de 1983, foi implantada oficialmente em 1º de fevereiro de 1984. Desde então atua priorizando os preceitos de democratização da cultura, entendendo as expressões criativas da arte como um processo coletivo, com vistas a promoção da diversidade cultural e consequente desenvolvimento humano.